A importância dos ritos na nossa vida

A importância dos ritos na nossa vida

Não é de hoje que observo os ritos. Presentes nas religiões, em cerimônias que perduram há séculos, nas datas comemoradas, nos almoços de domingo…. E me desperta alguma curiosidade a presença deles na vida de pessoas que fazem a diferença.

Ouvi e li em entrevistas, o relato de alguns ritos praticados. Algo como rotinas introdutórias, que se assemelham a vícios ou manias. No quanto elas foram poderosos instrumentos de transformação e mudanças de comportamento. Todos falavam da importância destas rotinas em suas vidas pessoais. Escritores e músicos, empreendedores, cientistas e atletas de alta competição, para ficar com alguns poucos exemplos.

A minha eterna curiosidade só foi domada quando comecei a experimentar o meu primeiro rito: a preparação para dormir.

Fui criando o rito, passo a passo, sentindo os seus efeitos, que só vinham reforçar a ideia de que eles funcionavam para o atingimento dos objetivos definidos. Dormir rapidamente, entrar em sono profundo, não acordar durante a noite e acordar revigorado para o dia seguinte. De fato funciona. Nosso sistema central vai captando e se adaptando à mensagem que vamos sinalizando com o rito. Ao chegar a cama, estamos com a mente e o corpo desacelerados, o fluxo energético também  – a nossa energia sutil –  e prontos para o descanso.

Neste momento trabalho como a criação de mais dois ritos: o de acordar e o das refeições. O objetivo do primeiro é acordar bem disposto, conseguir estabelecer e internalizar com clareza a missão daquele dia que começa, o estado de espírito que vai permanecer em mim e o que tenho de fazer objetivamente. Se segue um profundo agradecimento por tudo que me foi dado e que consegui ou não até o momento na minha vida. É claro, e a todas as pessoas que me trouxeram ensinamentos de como viver em paz nesta vida.

No rito que antecede as refeições, acalmo a minha mente e corpo, me desligo do trabalho e das interrupções tecnológicas e agradeço a refeição que tenho a minha frente, sempre que possível, regada com um copo de vinho tinto. E finalizada com um café expresso, no caso do almoço.

Qualquer dia destes, falarei dos resultados, pois ambos já estão em fase de implementação. E as coisas andam correndo bem.

Quanto a você leitor, experimente o poder do alinhamento de uma mente e corpo calmos e relaxados, mas despertos, com a nossa energia vital. Escolha o momento e rito certos e observe. Persista. Você só vai ganhar.

 

Colares, 22 de novembro de 2017

Foto: RL

Janela do café de Colares. Gosto muito de sentar aqui e observar e escrever.

Graduado e Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, é especialista em Marketing, Estratégia, Modelagem e Estruturação de Negócios, no Brasil e em Portugal, através da B4-Business Solution. Foi professor de Estratégia e Marketing da Universidade de Pernambuco. Luso-brasileiro, vive em Portugal desde 1996. De lá para cá, percorreu cada canto do país, conhecendo e vivenciando tudo aquilo que Portugal oferece de melhor. É apaixonado por este país de uma dimensão cultural muito maior que o seu tamanho geográfico e populacional. É co-fundador e gestor do PortugalSim.

One thought on “A importância dos ritos na nossa vida

  1. Parabéns Renato!! Perfeito texto!O alinhamento da mente …. é necessário..que bom que vc alcançou..vamos lá…desde que li o Poder do Subconsciente,do Dr.Joseph Murphy..que comecei a entrar nesse Subconsciente onde ele diz:”Cada pensamento é, portanto uma causa e cada condicionamento um efeito. Por essa razão, é essencial que você tome cuidado com todos os seu pensamentos a fim de ter apenas situações ou condições desejáveis”..
    Pode ser você poderia me perguntar..pode..vou deixando de lado ( no meu caso entrego o que não posso fazer a quem pode.. Deus ) penso também ontem me chegou uma multa de 300.000.00 dormir muito bem…risos porque além da entrega..eu penso assim.o que não posso resolver.dar solução..solucionado está…perfeito para mim em tudo..e eu recebi isso a noite é tenho 5 dias para pagar… é roubo…eu não devo nada mais….o governo quer minhas terras…..vou lutar…como…com o Poder de Deus…Ele decida por mim,creio assim…e muito louco…mas lutar com o subconsciente..e loucura não podemos sim… há poder no nosso subconsciente.
    Quando você começa a controlar seus pensamentos…eu uso a psicanálise em mim…diríamos quem é o psicanalista ….DEUS…mas é um ser invisível?Para mim não..eu falo Ele me responde (experiência tida depois de morar só)Problemas…quais 0…utopia não para mim ..ele não morreu ressuscitou..O Espírito Santo está aqui e aí..Bíblia…Os ritos ,amei esse nome, é a excelente maneira de ficar familiarizado com as duas funções da sua mente.. “é como se ela fosse um jardim..e vc o jardineiro é esta plantando sementes(pensamentos) em seu subconsciente o dia inteiro,baseado nos seus pensamentos habituais..
    Na medida que vc semeia,terá colheitas em seu corpo e ambiente….”
    Nem vou nomear que a 4.000 anos temos escrito na Bíblia.. porque. É a lei da semeadura…
    Olha imenso meu POST vc está correto.e Dr.Murphy é a bíblia…eu quero escrever…meu sonho…lado espiritual unido ao Subconsciente…só o espírito vai parecer que seria uma lavagem cerebral..tem que haver a união…mente ,corpo e espírito…bjs e Parabéns para vc….não pare de escrever… sucesso!!

Deixar uma resposta