Arroz de coentros à moda da Comporta

Arroz de Coentros

Ingredientes

1 copo médio de arroz carolino

Meia cebola bem picada

Alguns ramos de coentro

2 dentes de alho

Sal marinho qb

Azeite qb 

Preparação

Picar a cebola de forma a que fique com pedaços bem pequenos. Fazer o mesmo com o alho. Picar o coentro, mas em pedaços não tão pequenos quanto a cebola ( evitar os talos). Lavar o arroz para retirar a goma. Reservar.

Por o azeite de maneira que cubra todo o fundo da panela, mas sem excessos. Ligar o fogo, e quando começar a esquentar o azeite, colocar a cebola e o alho. Não deixar dourar.

Colocar o arroz já lavado e seco e deixar um pouco fritando para selar. Colocar 2 copos de água morna ( mesmo copo da medida do arroz), tampar a panela em fogo brando e deixar cozinhar e secar.

No final, mas com o fogo já desligado, jogar o coentro e mexer na panela.

Onde servir

Levar para a mesa na própria panela (prefiro as de aço). Ir servindo aos poucos, a medida que vai comendo, para que fique bem quentinho. A panela quente ajuda a conservar o calor e a humidade.

O que acompanha

Muito bom para acompanhar peixe, lula e camarões fritos. Mas também acompanha bem as carnes de uma forma geral. Importante que fica puxado no alho e no coentro. Atenção que também é bom para quem gosta de comer carangueijo ou camarão cozido no bafo. Pede um vinho branco, bem geladinho.

Contextualização

Há muito que conheço este prato. Mas foi em Comporta que comemos  juntos, eu e a Ana, no Restaurante Comporta Café, um dos mais saborosos de toda a minha vida. Nesta altura, agora em Junho de 2015, pedimos como acompanhamento para uma variedade de peixes fritos – dourada, robalo, garapau e sargo. Maravilhoso…

A bebida servida foi um Alvarinho  bem gelado, e a sobremesa uma tarte de amêndoas.

RL

2015-06-28 17.50.04 2015-06-28 17.22.44 2015-06-28 17.50.08

Graduado e Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, é especialista em Marketing, Estratégia, Modelagem e Estruturação de Negócios, no Brasil e em Portugal, através da B4-Business Solution. Foi professor de Estratégia e Marketing da Universidade de Pernambuco. Luso-brasileiro, vive em Portugal desde 1996. De lá para cá, percorreu cada canto do país, conhecendo e vivenciando tudo aquilo que Portugal oferece de melhor. É apaixonado por este país de uma dimensão cultural muito maior que o seu tamanho geográfico e populacional. É co-fundador e gestor do PortugalSim.

Deixar uma resposta