Arroz de Coentros
Ingredientes
1 copo médio de arroz carolino
Meia cebola bem picada
Alguns ramos de coentro
2 dentes de alho
Sal marinho qb
Azeite qb
Preparação
Picar a cebola de forma a que fique com pedaços bem pequenos. Fazer o mesmo com o alho. Picar o coentro, mas em pedaços não tão pequenos quanto a cebola ( evitar os talos). Lavar o arroz para retirar a goma. Reservar.
Por o azeite de maneira que cubra todo o fundo da panela, mas sem excessos. Ligar o fogo, e quando começar a esquentar o azeite, colocar a cebola e o alho. Não deixar dourar.
Colocar o arroz já lavado e seco e deixar um pouco fritando para selar. Colocar 2 copos de água morna ( mesmo copo da medida do arroz), tampar a panela em fogo brando e deixar cozinhar e secar.
No final, mas com o fogo já desligado, jogar o coentro e mexer na panela.
Onde servir
Levar para a mesa na própria panela (prefiro as de aço). Ir servindo aos poucos, a medida que vai comendo, para que fique bem quentinho. A panela quente ajuda a conservar o calor e a humidade.
O que acompanha
Muito bom para acompanhar peixe, lula e camarões fritos. Mas também acompanha bem as carnes de uma forma geral. Importante que fica puxado no alho e no coentro. Atenção que também é bom para quem gosta de comer carangueijo ou camarão cozido no bafo. Pede um vinho branco, bem geladinho.
Contextualização
Há muito que conheço este prato. Mas foi em Comporta que comemos juntos, eu e a Ana, no Restaurante Comporta Café, um dos mais saborosos de toda a minha vida. Nesta altura, agora em Junho de 2015, pedimos como acompanhamento para uma variedade de peixes fritos – dourada, robalo, garapau e sargo. Maravilhoso…
A bebida servida foi um Alvarinho bem gelado, e a sobremesa uma tarte de amêndoas.
RL
