ARROZ DE POLVO
Ingredientes
1 kg de polvo limpo
1 cebola inteira descascada para por no cozimento do polvo
1 ramo de tomilho
½ colher de chá de noz moscada
3 folhas de Louro
1 copo de arroz Carolino (preferencial)
½ cebola para o arroz
Azeite
½ lata de tomate aos pedaços
½ molho de coentros (ou salsa)
100 ml de vinho tinto
Preparação
Por o polvo juntamente com um pouco dágua – sem cobrir totalmente o polvo – e 1 cebola inteira, 1 ramo de tomilho a noz moscada e as folhas de louro na panela de pressão. Deixar por 10 a 15 minutos após a panela começar a liberar a pressão. Retirar, reservar o polvo e a água remanescente.
Cortar a cebola, por azeite, dourar a cebola e colocar o arroz já lavado para uma primeira passagem, colocando o polvo a seguir, juntamente com a água reservada (1 copo e meio) e tomate em pedaços, e o vinho tinto.
Tampar a panela até o arroz ficar pronto. Aí já pode misturar o coentro e levar na própria panela à mesa.
Onde servir
Recomendo que vá a mesa na panela, pois vamos nos servindo aos poucos, sempre quentinho. Num prato normal ou numa tigela individual de cerâmica, que fica com mais charme
Acompanhamento
O prato por sí não pede acompanhamento
Bebida
Vinho branco bem gelado ou um tinto, dependendo do clima.
Contextualização
Aprendi a fazê-lo há muitos anos e fazia parte dos meus pratos de cozinha rápida. O polvo pode já estar feito e congelado, juntamente com o caldo (este em um pote separado) o que acelera bastante a sua preparação. Desta forma, fica pronto no mesmo tempo de um simples arroz. Voltei a fazê-lo ontem, 30 de Outubro de 2015….Continua bom. Não perdi a mão.
Sobremesa
Algo doce, para cortar o sabor do polvo
RL
