Bacalhau à moda de Tonda – com alguns toques de RL

Ingredientes (Para 6 pessoas)

Bacalhau 600 gr

1 repolho médio (quem não gosta de repolho pode fazer também com couve manteiga)

3 cebolas grandes

Pão de forma integral (2/3)

4 Ovos

12 Azeitonas verdes

½ molho de salsa

1 chouriço português

2 dentes de alho

Preparação

Pegar o bacalhau, e tirar o sal. Para um bacalhau médio, 2 dias. Para um mais alto, 4 dias. Com trocas frequentes de água. Pelo menos 4 vezes ao dia. Também é possível usar o já demolhado, que é vendido congelado nos supermercados. Depois reservar.

Esfarelar o pão até ficar com pedaços bem pequenos e reservar

Cortar as azeitonas e reservar.

Cozinhar os ovos e reservar.

Cortar o chouriço em tiras finas e reservar

Cozinhar o repolho até ficar bem tenro e cortar em pedaços. Reservar.

 

Cortar a cebola em rodelas e fritar. Já no final, quando começa a dourar, por o bacalhau em lascas pequenas para dar uma ligeira fritura (2 minutos). Depois, reserva.

 

Para montar a forma que irá ao forno, colocar o repolho, o bacalhau, a cebola, alho, os ovos e o chouriço e depois misturar. E colocar 200 ml de azeite de baixa acidez.

Depois cobrir com uma espessa camada de pão. E jogar mais um pouco de chouriço.

Deverá passar uns 15 minutos no forno, pré aquecido, a 200°. Mas, por segurança, observar o pão, que deverá ficar crocante.

No final, povilhar a salsa e levar a mesa.

Onde servir

Na própria forma que vai ao forno

Acompanhamento

Uma boa opção é um arroz branco

Bebida

Depende do gosto…Prefiro um bom vinho tinto português, ou um vinho verde tinto. Pode ser também um espumante tinto. Mas, em lugares quentes, sabe bem um vinho granco bem gelado

Contextualização

Esta receita eu aprendi há pelo menos uns 10 anos, após almoçar nos Três Pipos em Tonda. Foi dificil, mas depois de muito vinho e boa conversa, me foi facultada. Com o passar do tempo, fui adequando ao meu paladar e hoje já difere em alguns aspectos da receita original.

Foi servida este ano no nossa Ceia de Ano Novo, onde participaram Tarcisa e sua filha Bianca, a Tereza, a Ana e o Peu.

RL

FOTO PERFIL 2016

Graduado e Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, é especialista em Marketing, Estratégia, Modelagem e Estruturação de Negócios, no Brasil e em Portugal, através da B4-Business Solution. Foi professor de Estratégia e Marketing da Universidade de Pernambuco. Luso-brasileiro, vive em Portugal desde 1996. De lá para cá, percorreu cada canto do país, conhecendo e vivenciando tudo aquilo que Portugal oferece de melhor. É apaixonado por este país de uma dimensão cultural muito maior que o seu tamanho geográfico e populacional. É co-fundador e gestor do PortugalSim.

Deixar uma resposta