O tempo que conta é aquele que vamos viver com sabedoria

O tempo que conta é aquele que vamos viver com sabedoria

Outro dia, eu dividia uma roda de amigos, todos beirando os 60 anos. O tom da conversa era a exiguidade do tempo que nos faltava.

Eu observava atentamente os argumentos, pautados em índices de esperança de vida, doenças súbitas, acidentes. Dos amigos que já haviam nos deixado, tudo evidenciando – a eles, digo eu – que temos, cada vez menos tempo.

Numa certa altura da conversa, quando vi alguma tristeza e desesperança no rosto e gestos de cada um deles, entrei na tertúlia e indaguei:

— Vocês não acham que estamos mais sábios e vividos. E que este estatuto pode fazer com que vivamos melhor e de forma mais intensa, fazendo render mais o tempo? Multiplicando o tempo? Quanto tempo desperdiçamos no passado, por termo-lo em abundância, gastando-o sem critério algum, prioridade e sabedoria. Aproveitá-lo mais. Esticá-lo pelo seu melhor uso. Ora pois, se me faltam 22 anos  gregorianos de vida – estou sendo um pouco otimista- se eu viver três vez mais sabiamente, ainda terei 66 anos para viver. Estou ainda na metade. BINGO !!!!

E completei..

—Daqui para a frente, não meço mais o tempo em dias mas sim, na qualidade de vida vivida nestes dias. O que sinto, o que faço, com quem faço e para que faço. O tempo que conta é aquele que sabemos usufruir bem. A nossa sabedoria e vontade saberão usá-lo sem desperdício.

Se vivi até agora 65 anos, vou fazer com que os que me restam valham outro tanto. Um tempo de amor, qualidade de vida, paz interior e sabedoria.

RL

Aldeia do Penedo, Sintra

24out17, dia em que fiz 65 anos de vida

Foto: RL

 

Graduado e Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, é especialista em Marketing, Estratégia, Modelagem e Estruturação de Negócios, no Brasil e em Portugal, através da B4-Business Solution. Foi professor de Estratégia e Marketing da Universidade de Pernambuco. Luso-brasileiro, vive em Portugal desde 1996. De lá para cá, percorreu cada canto do país, conhecendo e vivenciando tudo aquilo que Portugal oferece de melhor. É apaixonado por este país de uma dimensão cultural muito maior que o seu tamanho geográfico e populacional. É co-fundador e gestor do PortugalSim.

4 thoughts on “O tempo que conta é aquele que vamos viver com sabedoria

  1. Lindo e sábio, Renato. Parabéns duplamente: pelo texto e pelo Aniversário. Feliz Aniversário, querido amigo! Felicidades!
    Muitas Alegrias e Muita Saúde nessa constante e inesperada caminhada!
    Não escolhemos os caminhos, eles chegam, mas podemos, com absoluta certeza, escolher como caminhamos. As escolhas de como caminhar são nossas. Te desejo as melhores escolhas… As mais sábias… As mais belas… As mais amorosas…
    Um abraço carinhoso da amiga
    Lucia Ramos

  2. Lindo texto,não só pela sabedoria ,que te é peculiar,mas por ter sido escrito primeiro para você…e assim consegue nos emocionar por sair da ficção para a verdade.Renato,que a nossa amizade “voe,através de aniversários,através do sempre…e como na ficção(R.Bach) escreveu sobre um presente..não importam as distâncias..os presentes…quer de lata ou vidro….”)
    Que do outro lado desse oceano, minhas orações possam chegar levando as bençãos que O Senhor tem preparado para ti,tenha certeza que tens muitas coisas á fazer nessa terra ainda.

Deixar uma resposta