Pão Integral c/ mix de sementes, nuts e frutos secos

Pão Integral c/ mix de sementes, nuts e frutos secos

Ingredientes ( Para 2 pães de forma pequenos)

1 kg de farinha de trigo integral (não esquecer de reservar um pouco para a forma)

11 gr. de fermento seco

Sal a gosto

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Água morna

6 nozes

200 gramas de diversas sementes, frutos secos e nuts (utilizei neste pão, aveia em flocos, uva passa, linhaça, semente de girassol)

Preparação

Usando uma tigela grande, ponha a farinha, o sal e o fermento, e misture bem. A seguir, vá colocando a água morna até que a massa adquira uma consistência mais mole, porém bem ligada. Colocar então o azeite e continuar a mexer na massa até acertar a consistência.

Neste meio tempo, convém aquecer levemente o forno (em país tropical não precisa).

Cobrir a massa com um pano úmido, e deixar descansar ou no forno morno com a porta aberta, ou mesmo sobre o balcão, dependendo da temperatura ambiente.

Tempo aproximado de 40 minutos. A massa deverá dobrar de tamanho, ou quase.

Misturar ainda no vasilhame os ingredientes complementares com a massa já crescida.

O forno deve ser aumentado para 200 a 220 º.

Untar as formas com azeite e farinha de trigo e preencher as formas com a massa.

Quando o forno já estiver quente, colocar as formas.

Importante: Em vez de dizer o tempo do forno, que varia muito entre fornos, ponho 3 pedaços de nozes em cima. Quando ficar preto, quase queimado, o pão estará pronto. Isto na 1 ª vez, pois depois já sabemos o tempo do nosso forno.

Contextualização:

Gosto muito de fazer o meu próprio pão. Vario os ingredientes, todos biológicos (orgânicos) e com um mix variável gostoso e nutritivo. Tenho certeza assim da qualidade do meu alimento.

Não há limites com relação as sementes, nuts, e frutos secos. Respeitar, porém, os 20 a 30% da proporção do peso da farinha.

Mesmo a farinha, podem ser feitas diversas combinações. Se n]ao houver problemas com glúten, recomendo sempre 50% de farinha de trigo integral. O pão abre melhor.

Tenho sempre me casa, pois duram bastante. Faço aos sábados e me dá para toda a semana. A medida que o tempo passa, dou uma grelhada antes de comer.

Por outro lado, esta mesma massa pode ser posta no forno em formato de pão normal. Fica também uma delícia.

RL

Aldeia do penedo, 12mar17

 

 

 

 

 

 

 

Graduado e Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, é especialista em Marketing, Estratégia, Modelagem e Estruturação de Negócios, no Brasil e em Portugal, através da B4-Business Solution. Foi professor de Estratégia e Marketing da Universidade de Pernambuco. Luso-brasileiro, vive em Portugal desde 1996. De lá para cá, percorreu cada canto do país, conhecendo e vivenciando tudo aquilo que Portugal oferece de melhor. É apaixonado por este país de uma dimensão cultural muito maior que o seu tamanho geográfico e populacional. É co-fundador e gestor do PortugalSim.

4 thoughts on “Pão Integral c/ mix de sementes, nuts e frutos secos

    1. Esquentar um pouco aproximadamente meio litro d’ água. Vai colocando até que a consistência fique correta. Não é linear. Não pode ficar nem muito mole , nem muito dura. Que dê para fazer uma bola ligada… Se não acertar na 1ª, acertará na 2ª, com certeza.
      RL

  1. Maravilha Renato!
    Só não vou acertar a fazer… Nunca fiz pão na minha vida… E até que eu sei cozinhar.
    Obrigada! Quem sabe um dia eu tento…e aprendo. Com tudo tão explicadinho!!!🙏💙

Deixar uma resposta